O que é gestão Lean

Em uma tradução literal, o termo lean deve ser entendido como “enxuto”. Ou seja, trata-se de um método que institui o uso de nada além do que os recursos necessários para a realização de um determinado trabalho, etapa ou processo, evitando desperdícios.

Podemos associar a metodologia lean ao Manifesto Ágil, que também prevê uma série de práticas para enxugar e dar mais leveza aos processos de desenvolvimento.

O termo surgiu na década de 1980 , carregando a filosofia de otimizar a produção de veículos da indústria japonesa. No entanto, foi o professor James P. Womack, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), que tornou a cultura lean conhecida mundialmente, após a publicação de seu livro A máquina que mudou o mundo em 1990 – escrito em conjunto com Daniel T. Jones e Daniel Roos. Nesse livro, Womack detalhou seu estudo sobre a indústria automobilística – principalmente a Toyota.

Conheça o termo lean startup

Trata-se de um conceito que derivou do achado de Womack. Lean startup é uma expressão concebida pelo estadunidense Eric Ries, empreendedor do Vale do Silício. Ries cunhou e apresentou o conceito no livro A Startup Enxuta, publicado em 2011, tornando-se um best seller nos Estados Unidos. O livro foi escrito com base nos conhecimentos adquiridos por Ries, combinando técnicas de marketing, tecnologia, gestão e sua vivência em startup.

O objetivo foi o de criar uma metodologia mais universal, que pudesse ser aplicada a qualquer tipo de empresa – inclusive empresas de grande porte, como uma poderosa ferramenta para melhorar os resultados do empreendimento.

Daí deriva, inclusive, a vertente do lean marketing, que é a aplicação desse entendimento enxuto aos processos do setor – com a otimização do uso de recursos financeiros, humanos e de tempo. Aqui, no blog, já abordamos o agile marketing.

Assim sendo, falar de lean startup e de lean marketing é, também, falar da metodologia lean.



Fonte: https://blog.runrun.it/metodologia-lean/

Comentários